terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A LENDA DO RIO LIMA

 LENDA DO RIO LIMA


Mais uma mensagem sobre o” pequeno” grande rio que corre no nosso Vale do Lima, encontrei uma lenda que passo a transcrever reforçando assim a historia do rio que tanto adoro.




…Os romanos, encantados com as belezas das margens do rio Lima, pensavam tratar-se do rio "Lethes'', aquele rio que, segundo a mitologia romana, tinha o poder de provocar em todos os que o transpusessem o esquecimento do passado e da própria pátria. Por isso, quando aqui chegaram as legiões (tropas) romanas comandada por Décimo Juno Bruto, sentiram algum receio em atravessar o rio para a margem oposta. Encontravam-se no lugar da Passagem e fácil pareceu a Décimo Juno Bruto a travessia.




Ao dar ordem aos seus soldados param avançarem, notou neles uma forte resistência, porque pensavam que as águas do rio Lima possuíam poderes que lhes provocava o esquecimento. Contudo, o comandante não perdeu a serenidade e atravessou ele o rio para o outro lado, chamando depois os soldados pelos seus nomes, convencendo-o de que, afinal, não era verdade o que a lenda contava.




E assim, até aos nossos tempos, os encantos deste rio, foram a fonte de inspiração de poetas e de vivências de muitos dos nossos antepassados. Tal como Décimo Juno Bruto, também eles se deixaram encantar pelas belezas das suas margens.



Outubro de 2000

Boletim Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

1 comentário: