terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

VIANA É HISTORIA

Viana uma pequena mostra das maravilhas históricas da cidade.
Capela das Malheiras.
Capela do palacete dos Malheiro Reimão, um dos mais belos exemplares da arquitectura rococó do nosso país (alguns autores atribuem-na a Nazzoni ou a um seu discipulo). No interior pode admirar-se um imponente retábulo da mesma época e estilo, da autoria de André Soares.
 
                                              Edifício do hospital praça da república. 

O Aumento da importância da vila nos finais da idade média deu origem à implantação de albergarias e dum primeiro hospital, fundado em 1428 e tornado "velho" quando foi construído o da Misericórdia. Além de mercadores em trânsito, dava guarita aos peregrinos a Santiago de Compostela. Foi totalmente remodelado no séc. XVI, altura em que lhe foi refeita a fachada.

 
                                                                                    Janela passos do conselho.

A construção foi iniciada no reinado de D. Manuel I e concluído já com D. João III. É um edifício de dois pisos construídos em granito, e em que o piso térreo é formado por um alpendre com três arcos ogivas. No andar superior desenvolvem-se três janelas de sacada. O imóvel é coroado por ameias chanfradas. É ainda visível, a encimar as janelas, um escudo régio, uma esfera armilar e um veleiro, símbolo heráldico de Viana do Castelo.
 













Igreja Matriz

É um templo do séc. XV onde predominam canteiros galegos. O portal, com múltiplas arquivoltas, apresenta esculturas dos apóstolos e as aduelas decoradas. É sobrepujado por uma rosácea. Também contém duas volumosas torres coroadas por ameias chanfradas. O interior é de três naves com capelas no transepto.


Sem comentários:

Enviar um comentário